Estrutura Organizacional

O Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral - IGADE é composto pelos seguintes órgãos, conforme estabelecido em seu Estatuto Social:

Assembleia Geral

Órgão soberano da entidade, constituído por todos os associados em pleno gozo de seus direitos. Reúne-se ordinariamente uma vez por ano (março) e extraordinariamente quando necessário.

Diretoria Executiva

Órgão executivo composto por 6 (seis) associados, eleitos bienalmente, com mandato de 2 anos e possibilidade de uma reeleição consecutiva.

Conselho Fiscal

Órgão de controle composto por 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes, eleitos pela Assembleia Geral por meio de chapa completa, com mandato coincidente com a Diretoria Executiva.


Diretoria Executiva e Conselho Fiscal

São eleitos pela Assembleia Geral Ordinária para mandato de 2 anos, sendo as candidaturas apresentadas por chapa completa. É permitida uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo, devendo ser observado o percentual de 50% para cada gênero na composição das chapas.

Conselho Consultivo

É nomeado pela Diretoria Executiva, que também indica o seu coordenador. As substituições de membros ocorrem mediante aprovação da maioria absoluta da Diretoria Executiva.

Mandatos e Renovação

Os mandatos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal são coincidentes e têm duração de 2 anos, iniciando-se automaticamente no 1º de abril do ano da eleição, conforme estabelecido no Estatuto.

Gestão Atual (Biênio 2025-2027)

Diretoria Executiva

Presidente
Everson Alves dos Santos
Advogado - OAB/RS 51.723

Vice-Presidente
Mariana Steinmetz
Advogada

Secretária
Kelly Vanessa Stobbe
Servidora Pública Federal

Secretário-Adjunto
Alexandre Medeiros de Castro
Servidor Público Federal

Tesoureira
Christine Rondon Teixeira
Advogada

Tesoureiro-Adjunto
Fabiano de Abreu Faes
Advogado

Conselho Fiscal

Membros Titulares:

Carolina Serro Fontana

Cássio Sturm Soares

Vanusa Castilhos

Membros Suplentes:

Pedro Reinaldo Feiten

Daniela Rodrigues Rezende Kiraly

Bruno Irion Coletto

Empossados em abril de 2025 para mandato até março de 2027